7 Razões

Estava lendo alguns artigos sobre Internet e Intranet e achei esse que caiu como uma luva. Retrata vária situações que nós da TI passamos quando tentamos implantar um portal corporativo com manutenção descentralizada.

O artigo fala sobre: 7 razões para não atualizar o seu portal
1. “Com tanta coisa urgente, por que vou mexer nisso agora?”
2. “Mais trabalho com o mesmo salário? Ah, tá...”
3. “O meu chefe não está nem aí para isso. Adianta o sacrifício?”
4. “Será que alguém vai ler mesmo o que eu publicar?”
5. “O meu negócio não é escrever. Nem sei por onde começar.”
6. “Sem uma ferramenta adequada, fica difícil.”
7. “Caramba, mais uma ferramenta?!”

Concordo com o autor quando ele afirma que uma boa gestão de conteúdo gira em torno de pessoas e processos, e não de ferramentas. Veja o texto completo.

Crescimento do GED

O mercado brasileiro de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) deve fechar o ano com receita de 250 milhões de reais e vem crescendo a uma taxa de 40% ao ano. O valor inclui a venda de software, serviços e hardware, como servidores, storage, scanners e PCs. Os dados são do Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação (Cenadem) e mostram ainda que os setores que se destacam na utilização de GED são o governo, o mercado financeiro, as operadoras de telecomunicações, as seguradoras e as administradoras de planos de saúde.
Mas ter um sistema de GED na empresa não significa somente guardar arquivos eletrônicos. O sistema deve ter capacidade para gerenciar todo o capital intelectual da empresa. Trata-se de um grupo de tecnologias dividido em cinco funcionalidades básicas: captação, gerenciamento, armazenamento, distribuição e preservação dos dados. As ferramentas de GED são usadas para tratamento de documentos não-estruturados, ou seja, aqueles que não estão cadastrados em banco de dados. São documentos feitos em planilhas eletrônicas, editores de texto, imagens digitalizadas, arquivos de som e vídeo, fax, correspondências variadas e e-mails.
Como gerenciar a informação é vital para a empresa, o GED está sendo observado pelos executivos de TI como uma solução corporativa importante para a estratégia de negócios. Assim, por meio da intranet ou da internet, e obedecendo a níveis de acesso, as informações relevantes precisam estar disponíveis.