Mudanças organizacionais SEMPRE aparecerão como ameaças


  • Pessoas pensam na segurança do emprego;
  • Deve haver pré-disposição para mudança;
  • A liderança que está recomendando a mudança, deve ser respeitada;
  • As pessoas impactadas pela mudança devem ser respeitadas;
  • O consultor que está promovendo a mudança deve ser respeitado;
  • Expor de maneira clara uma Visão da Mudança, não ser vago, mas realista e relevante...
Os Ganhos de uma mudança podem ser simples, mas sempre trazem benefícios...
  • Acompanhar a evolução através de métricas pré-definidas;
  • Valorizar cada Ganho do seu cliente;
  • Reforçar as ações mais valiosas;
  • Promover a divulgação dos Ganhos
Mesmo através de uma sucessão de pequenos ganhos você pode obter uma abordagem “Big-Bang”

AIIM ECM SPECIALIST


AIIM - Association for Information and Image Management, maior entidade internacional no mercado do gerenciamento de informações, desenvolveu um ambicioso programa de treinamento.

O primeiro treinamento do Programa de Certificação AIIM, tem o objetivo de fornecer uma sólida formação sobre estratégias, métodos e ferramentas para a gestão de conteúdo; O segundo treinamento do Programa de Certificação AIIM, ECM Specialist cobre as melhores práticas globais para implementação de ECM.
Sobre o primeiro treinamento, fui certificado em Nov/2009 = Certified AIIM ECM Practitioner e neste último mês (Julho/2011), realizei a prova da segunda certificação e fui aprovado novamente = Certified AIIM ECM Specialist.

Agora vou me preparar para a última Certificação AIIM, ECM Master

O trabalho está sendo realizado...

ECM / GED (Enterprise Content Management) é uma estratégia para o gerenciamento dos conteúdos não-estruturadas (que não fazem parte de um sistema de banco de dados) de uma organização, através de tecnologia e métodos .

Atualmente é isso que está acontecendo no Sistema FIEP e a CDOC Coordenação de Documentos Compartilhados foi planejada e instituída com um objetivo definido, que não é apenas digitalizar documentos, mas sim ajudar aos setores a melhorar a gestão de seus documentos, com ferramentas, metodologias e estratégias que cobrem toda a operação referente ao ciclo de vida de um documento ou informação, desde sua captação até a sua preservação, porém, relacionando essas etapas aos processos de negócios.

A gestão de conteúdos organizacionais, quando implantada passa pela fase de reconhecimento e demora um certo tempo para ter seu uso consumado e aceito, pois interfere na cultura de gestão atual.

Os resultados já começam a aparecer, como por exemplo:
• A redução do espaço de armazenamento físico nos setores de Compras, Arrecadação, Contabilidade e Recursos Humanos, ocorrido após a gestão documental;
• A implantação do "Ágiles - Processo Virtual", que é uma versão eletrônica de um processo normal de papel, com a elaboração de tutoriais on-line para apoio aos usuários (www.fiepr.org.br/cdoc);
• A garantia de integridade, segurança e validade jurídica dos documentos originais eletrônicos, com a entrega de certificados digitais ICP-Brasil aos gestores com alçada;
• A agilidade nas consultas à documentos, por parte dos auditores, através da consulta aos documentos digitalizados da Contabilidade, Arrecadação, Patrimônio e Recursos Humanos;
• O início de uma gestão centralizada do acervo com a substituição da empresa de guarda documental terceirizada e com a gestão documental do arquivo permanente do RH;
• A possibilidade de visualizar mudanças, melhorias nos processos e a implantação de novos procedimentos através do mapeamento de todos os processos das coordenações de Transporte, Serviços, Patrimônio, Viagens e Educação Corporativa no RH;
• A utilização de tecnologias que permitem agilidade, transparência de resultados, otimização e melhor qualificação dos recursos está sendo feito com o SharePoint no desenvolvimento do novo sistema de viagens e prestação de contas;

A CDOC, com seu trabalho, tenta mostrar que os arquivos intermediários e permanentes não são, de maneira alguma, cemitérios de documentos velhos e esquecidos, mas sim, arquivos vivos de informações que podem ser mensuradas e localizadas a qualquer momento, durante o período que for necessário.