WEB 2.0 / ECM / EAD e outras siglas...

Essa onda de demandas por funcionalidades tipo WEB 2.0 / ECM / EAD e outras siglas... é cada vez mais crescente, mas que deve ser tratada com muito cuidado por quem decide utilizá-las.

A sua implementação pode sim gerar resultados concretos e positivos para a organização, contudo não basta implementar funcionalidades e/ou colocar ferramentas disponíveis e esperar que os nossos clientes internos ou externos passem a utilizar da noite para o dia. Existem muitos fatores que os usuários e as empresas possuem e que devem ser observados, onde os principais são o tempo e a cultura. O sucesso ou o fracasso da implantação dessas funcionalidades pode depender muito destes fatores. Uma ferramenta poderosa ou um aplicativo muito útil podem ficar desacreditados se forem implantados em um momento inadequado para a execução de seus serviços ou se não estiverem alinhados com o contexto da organização.

A criação de uma cultura de compartilhamento do conhecimento é uma das etapas mais difíceis e demoradas para uma organização. A empresa deve transmitir confiança através de monitoração e políticas explícitas sobre a utilização desses aplicativos e do conhecimento gerado.

Assim, com o tempo, as pessoas irão sentir segurança e perceberão os benefícios em contribuir para um processo de conhecimento comunitário.

Nenhum comentário: