Infoimagem 2008

O Congresso Internacional de ECM / GED, realizado em São Paulo nos dias 09 - 11/09/2008 foi muito importânte para que pudéssemos ficar atualizados em relação às tecnologias existentes e participar de diversas palestra. Segue um resumo das palestras que participamos.

* Search/IOA
- IOA = Informação, Organização e Acesso e suas fases de implantação.
- Reorganizar é vital para a localização do conteúdo e não imaginar que a tecnologia "Vai dar um jeito".
- Foco deve ser na informação e não na tecnologia, ou seja "Little T and Big I", pois a tecnologia depende da informação que ela irá organizar.

* Gestão Documental de Arquivos em Drive de Rede
- Vimos algumas justificativas para a implantação desse projeto, suas etapas e os resultados positivos.

* BPO ou KPO?
- Vimos o conceito, os requisitos, a diferença básica e cases de sucesso.

* WCM - Web Content Management
- Apresentaram dados estatísticos da web e o que temos disponível no mercado sobre gerenciamento de conteúdo para web.
- A conclusão é que não adianta ter informação na web, sem que ela esteja atualizada e sem saber o que fazer com essas informações.

* Procedimento necessário para digitalização de documentos
- Conceitos e etapas da digitalização;
- Tipos de hardware e o ambiente (custo x benefícios) necessário.

* Case: Projeto de digitalização de processos da Previdencia Social
- Apresentaram números incríveis da situação anterior e as etapas da digitalização do acervo do passado.
- Em paralelo entrou a implantação do projeto de processo virtual.

* TI para reduzir papel
- Falou-se sobre a realidade de hoje e colocou questões para se pensar, como por exemplo: o quê digitalizar? e Organizar o conteúdo pode atender à necessidade?
- Resumindo, a melhor forma de reduzir o papel é dando maior atenção à Gestão Documental, com políticas de uso, tabelas de temporalidade, descarte, etc...

* Uso inteligente do E-Mail
- Problemas com o meio de comunicação mais inovador da comunicação pessoal e alertou que o uso inadequado pode gerar ações trabalhistas.
- É necessário criar políticas e comunicar para os funcionários. Apresentou também um modelo de guia de melhores práticas.

* Como organizar / Administrar e montar um Birô de Digitalização
- O que motiva a criação de um Birô e os pós / contras da terceirização.
- Conhecer o mercado, as tecnologias e treinamento são requisitos básicos.

Nenhum comentário: